QUALINEWS – EDIÇÃO JUNHO / 2016

A edição de junho de 2016 do Qualinews é especial, pois chega a tempo de comemorar os 40 anos de fundação do PNCQ, o maior provedor de ensaios de proficiência do país. A data será comemorada durante o 43° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas.

Reproduzimos abaixo o editorial do Dr. Francisco Edison Pacifi Guimarães, Superintendente do PNCQ, que mostra um pouco de nossa história e convida a todos para o maior encontro brasileiro de profissionais da área.

Acesse aqui o Qualinews (pdf)

EDITORIAL 

Neste ano o PNCQ completa 40 anos de fundação e nada melhor que comemorarmos esta data com os profissionais de laboratórios, durante o maior evento da área laboratorial do País, o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas.

A nossa história teve início em 1976, durante o V Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Belo Horizonte/MG, onde foram distribuídas amostras de soro liofilizado para determinadas dosagens em bioquímica a alguns laboratórios. Posteriormente outras amostras foram enviadas, dando início a uma fase de crescimento e modernização. Seguiu-se um período de constante inclusão de novos materiais destinados ao Controle Externo e informatização, que tornou o PNCQ um dos programas mais ágeis na divulgação de suas avaliações e uma considerável e crescente adesão de Laboratórios Clínicos, chegando em 2016 a mais de 4800 Laboratórios Participantes.

O PNCQ é provedor de ensaios de proficiência e produtor de amostras-controle e de referência para Laboratórios Clínicos, Bancos de Sangue e Organizações de Diagnóstico in vitro e Alimentos, patrocinado pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS (SBAC), com credibilidade nacional e internacional, mantendo-se nivelado com os melhores programas existentes em outros países.

Participam do PNCQ laboratórios clínicos privados e estatais, bancos de sangue, universidades, serviços públicos civis e militares, além de laboratórios de outros países da América Latina e da Europa, o que comprova nosso excelente conceito nos meios científicos nacional e internacional.

O PNCQ possui autonomia na produção de amostras controle em sua sede no Rio de Janeiro, atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade.

Este 43º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas acontece em São Paulo, a maior cidade do Brasil, o PNCQ é o maior Provedor de Ensaios de Proficiência e a SBAC é uma das maiores Entidades Científicas de Análises Clínicas.

Com certeza, esta festa será grandiosa!

Visitem o nosso stand! Bom Congresso a todos!

Dr. Francisco Edison Pacifi Guimarães

Superintendente

x

Qual o tipo de empresa/inscrição?